sexta-feira, janeiro 11, 2008

Pesquisa: Perfil de Blogueiros de 20 Países

Abaixo, os principais resultados de um estudo feito em 2007 pela Prof. Dra. María Bella Palomo Torres, do Departamento de Periodismo da Universidade de Málaga, Espanha, com jornalistas-blogueiros de 20 países iberoamericanos:

75% tem menos de 40 anos.
3 em cada 10 blogs são mantidos por mulheres.
A metade dos jornalistas iberoamericanos com blog tem várias ocupações profissionais.
Os jornalistas menos atraídos pelo chamado "jornalismo 3.0″ são aqueles dedicados ao setor audiovisual e a comunicação institucional.
3 em cada 4 entrevistados consideram que praticam jornalismo de opinião através do blog.
61,9% acredita que a maior conquista de seu blog foi falar com a audiência.
52,4% alegou ter uma liberdade editorial que não tem no meio para o qual trabalha.
Somente 3% ganhou algum dinheiro com o blog.
63% recebe comentários ofensivos.
40% já recebeu ofertas de trabalho através do blog.
63% não se preocupa com a questão do copyright.
35% sabe que em alguna ocasião plagiaram conteúdos de seu blog.
60% já incorporou alguma vez elementos multimedia em seu blog.
O estudo foi apresentado pela Fundación Telefónica e Editora Ariel.

O blog Intermezzo participou da pesquisa.

A dica é do Intermezzo!

Blogueiro que filmou confronto entre polícia e manifestantes é morto na China

Blogueiro que filmou confronto entre polícia e manifestantes é morto na China


PEQUIM - A morte esta semana do blogueiro e executivo Wei Wenhua, espancado após filmar com seu telefone celular um confronto entre a Polícia e manifestantes, está provocando uma onda de indignação por todo o país. Wei Wenhua é o primeiro "jornalista amador" chinês a ser morto durante uma repressão popular.

"Estamos horrorizados com a disposição das autoridades locais para pisotear a liberdade de informação e de expressão", informou aONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), em comunicado emitido nesta sexta-feira.

Segundo a sua família, Wei, de 40 anos, diretor de uma firma de construção, filmou um grupo de cerca de 50 "chenguan" (seguranças da ordem pública) que dispersavam à força os manifestantes, que protestavam contra a localização de um depósito de lixo na sua vizinhança.

Quando os "chenguan" - descobriram Wei filmando com seu celular, se dirigiram a ele e o espancaram durante vários minutos antes de chamar uma ambulância. Ele morreu a caminho do hospital.

"Não há justificativa para este comportamento. Wei é o primeiro jornalista amador a morrer na China por causa do que estava tentando filmar. Foi espancado até morrer por fazer algo que cada vez é mais freqüente e que era a única prova para aplicar a lei contra estes oficiais que ultrapassaram os limites", acrescentou a ONG.

O vice-prefeito de Tianmen, Wang Faliang, admitiu na terça-feira em entrevista coletiva que os "chenguan" foram os responsáveis da morte de Wei.

Mais informações: Global Voices

Revista PJ:BR - Jornalismo Brasileiro




Uma revista que reflete sobre diversas áreas do Jornalismo.
Com o tema : Campo e Método PJ Br apresenta textos analíticos sobre os
diversos aspectos do jornalismo brasileiro. Traz desde reflexões sobre os
formatos online, impresso, radiofônico e televisivo.
Abordagens críticas sobre democratização da comunicação, jornalismo
literário, conceito de blogosfera e Agenda Setting também compõem esta
edição da revista.

Confira: aqui !

O Projeto GLOBAL VOICES

Vale a pena conhecer o Global Voices Online .

Uma iniciativa sem fins lucrativos do projeto “global citizens' media” criado pelo Centro Berkman para Internet e Sociedade da Escola de Direito de Harvard, uma incubadora de pesquisa focada no impacto da Internet na sociedade.

"O poder tem medo da Internet", diz o sociólogo Manuel Castells

O sociólogo Manuel Castells em entrevista ao ElPais (10/01):

“(…) Os meios de comunicação são de certo modo a expressão do que a sociedade pensa: a questão é por que a sociedade pensa assim. (…)
Por medo do novo?
“Exatamente. Mas medo de quem? A velha sociedade da nova, os pais de seus filhos, as pessoas que têm o poder ancorado em um mundo tecnológico, social e culturalmente antigo, em relação ao que lhes vem por cima, que não entendem nem controlam e que percebem como um perigo, que no fundo é. Porque a Internet é um instrumento de liberdade e de autonomia, quando o poder sempre se baseou no controle das pessoas, através da informação e da comunicação. Mas isso está acabando, porque a Internet não pode ser controlada.”

(…) Estive em não sei quantas comissões assessoras de governos e instituições internacionais nos últimos 15 anos, e a primeira pergunta que os governos sempre fazem é: como podemos controlar a Internet? A resposta é sempre a mesma: não podem. Pode haver vigilância, mas não controle.”

“(…) na sociedade da Internet o complicado não é saber navegar, mas saber aonde ir, onde buscar o que se quer encontrar e o que fazer com o que se encontra. Isso exige educação. Na realidade, a Internet amplia a mais antiga lacuna social da história, que é o nível de educação.”

“(..) Há uma nova sociedade que tentei definir teoricamente com o conceito de sociedade-rede, e que não está muito longe da que Bauman define. Creio que, mais que líquida, é uma sociedade em que tudo está articulado de forma transversal e há menos controle das instituições tradicionais. “

“Quanto mais autônoma é uma pessoa, mais ela utiliza a Internet. Em nosso trabalho definimos seis dimensões de autonomia e comprovamos que quando uma pessoa tem um forte projeto de autonomia, em qualquer dessas dimensões, utiliza a Internet com freqüência e intensidade muito maiores. E o uso da Internet reforça ao mesmo tempo sua autonomia. Mas, é claro, quanto mais uma pessoa controla sua vida menos confia nas instituições.”
entrevista completa aqui !


Fonte: http://imezzo.wordpress.com/