sexta-feira, janeiro 11, 2008

Blogueiro que filmou confronto entre polícia e manifestantes é morto na China

Blogueiro que filmou confronto entre polícia e manifestantes é morto na China


PEQUIM - A morte esta semana do blogueiro e executivo Wei Wenhua, espancado após filmar com seu telefone celular um confronto entre a Polícia e manifestantes, está provocando uma onda de indignação por todo o país. Wei Wenhua é o primeiro "jornalista amador" chinês a ser morto durante uma repressão popular.

"Estamos horrorizados com a disposição das autoridades locais para pisotear a liberdade de informação e de expressão", informou aONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), em comunicado emitido nesta sexta-feira.

Segundo a sua família, Wei, de 40 anos, diretor de uma firma de construção, filmou um grupo de cerca de 50 "chenguan" (seguranças da ordem pública) que dispersavam à força os manifestantes, que protestavam contra a localização de um depósito de lixo na sua vizinhança.

Quando os "chenguan" - descobriram Wei filmando com seu celular, se dirigiram a ele e o espancaram durante vários minutos antes de chamar uma ambulância. Ele morreu a caminho do hospital.

"Não há justificativa para este comportamento. Wei é o primeiro jornalista amador a morrer na China por causa do que estava tentando filmar. Foi espancado até morrer por fazer algo que cada vez é mais freqüente e que era a única prova para aplicar a lei contra estes oficiais que ultrapassaram os limites", acrescentou a ONG.

O vice-prefeito de Tianmen, Wang Faliang, admitiu na terça-feira em entrevista coletiva que os "chenguan" foram os responsáveis da morte de Wei.

Mais informações: Global Voices

Nenhum comentário: