terça-feira, janeiro 08, 2008

WIKIA - SERVIÇO DE BUSCA

Após semanas de testes, entrou no ar nesta segunda-feira a versão beta do serviço de busca Wikia Search ( http://www.wikia.com ), criado pela Wikia Inc., mesma detentora da enciclopédia virtual Wikipedia. O sistema de buscas permite, entre outras coisas, que usuários indiquem páginas e serviços por "qualidade e relevância". Fazendo o uso de um algoritmo lógico-matemático, o sistema selecionará as indicações dos usuários para oferecer como resposta às buscas solicitadas.

Em entrevista publicada na edição de domingo do jornal New York Times, o principal executivo da empresa e co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, fez questão de desmistificar a idéia de que o Wikia Search surgiu para acabar com a popularidade de ferramentas como o Google ou o Yahoo.

- Queremos deixar bem claro que ao fazer buscas pelo Wikia Search, os usuários não encontrarão um 'Google -killer' ('exterminador de Google') - afirmou Wales, reforçando a idéia de que a ferramenta está em fase de testes e de aperfeiçoamentos.

Segundo Wales, a Wikia Search é apenas uma aposta na melhoria de sistemas existentes e que pretende levar uma abordagem colaborativa ao segmento de buscas, fórmula que transformou em mundialmente conhecida a enciclopédia virtual Wikipedia - no ar desde 2001.

Atualmente a Wikipedia conta com mais de dois milhões de artigos e textos escritos somente em inglês e, apesar de nem sempre ser considerada uma fonte confiável e fidedigna de informações, atrai milhões de cliques de usuários diariamente, informou o jornal americano.

O diferencial da Wikia Search estaria justamente na intenção de permitir que voluntários aperfeiçoem coletivamente a tecnologia de busca, da mesma forma que qualquer pessoa pode adicionar ou alterar conteúdo nos verbetes listados pela Wikipedia, independente de sua experiência prévia sobre o assunto. Ou seja, melhorando os algoritmos de busca e interfaces baseados em código aberto, o serviço pretende deixar que as pessoais decidam a forma de ordenar e editar o resultado das pesquisas realizadas no portal.

O projeto, que tem fins lucrativos, irá adiante se conseguir conquistar 5% das verbas publicitárias do mercado para sites desta natureza - segundo fontes da Wikia Inc., futuros serviços também poderiam compor o modelo de negócios do novo empreendimento. A propriedade intelectual por trás da Wikia, entretanto, terá licença livre.

Apesar de ter que enfrentar a hegemonia do Google (o gigante da internet está em movimento contrário, preparando o lançamento de uma enciclopédia online com conteúdo gerado pelo usuário) , a Wikia está otimista e acredita que receberá muitas contribuições do meio acadêmico e até de grandes empresas que desejam incluir funcionalidades de busca em seus produtos sem ter que pagar caro por isso.