quarta-feira, agosto 01, 2007

Site quer criar catálogo com todos os livros já escritos



Uma idéia interessante, mas também, um projeto ambicioso para criar um catálogo na internet com todos os livros publicados em todas as línguas - Open Library (Biblioteca Aberta, em tradução livre) - está em andamento nos Estados Unidos.

Os livros a serem incluídos vão desde o Alcorão e clássicos da língua inglesa como As Aventuras de Huckleberry Finn, à moderna série de obras sobre Harry Potter.
Para o chefe da equipe técnica por trás da Open Library, Aaron Swartz,
"O site vai se tornar o lugar onde se pode encontrar livros interessantes e informações sobre eles, quer estejam sendo reeditados, fora de catálogo, ou o que seja."
Uma biblioteca assim tem que ser virtual. Nenhum prédio seria grande o suficiente para abrigar todos os livros, nenhum grupo ou governo teria recursos suficientes para construí-lo, ou empregar o número necessário de funcionários. Se a Open Library der certo, tem que ser um espaço virtual, e acessível para todos, como a Wikipédia.
Para dar a partida no projeto, a Open Library está pedindo a outras bibliotecas que doem seus catálogos. Só isto já apresenta grandes desafios técnicos, pois as informações são armazenadas em formatos e línguas diferentes, e podem vir com suas próprias especificidades, repetições e erros.

Matéria completa no site da BBC.

Escolha o livro e a máquina imprime na hora

A Biblioteca Pública de Nova Iorque instalou uma máquina que imprime livros na hora, on-demand e de graça. A Espresso Book Machine opera com um software proprietario que a partir de um arquivo digital imprime, encaderna e dá o acabamento ao livro que sai com qualidade de um exemplar brochura comprado em livraria. Inicialmente a maquina na Biblioteca de NY pode rodar 20 titulos diferentes - ainda está em teste - que estao em domínio publico. A idéia dos inventores da Espresso é criar um modelo de negócio direct-to-consumer que possa eliminar custos de transporte e estocagem dos livros, oferecendo titulos a baixo custo e, ao mesmo tempo, viabilizando a possibilidade de que autores e obras nunca fiquem esgotados ou fora de catálogo.

Fonte: Blue Bus