sábado, julho 18, 2009

Morre Walter Cronkite - Âncora EUA

Walter Cronkite, o âncora televisivo com voz de barítono, rosto sério e bigode ralo que narrou os principais eventos mundiais dos anos 60 e 70 para a classe média americana e moldou o cargo jornalístico que seria depois adotado por emissoras no mundo inteiro, morreu ontem em decorrência de problemas cerebrovasculares. Tinha 92 anos.
Conhecido pelo epíteto "o homem mais confiável da América" e por terminar as transmissões com a frase "That's the way it is" (é assim que as coisas são, em tradução livre), apresentou o principal telejornal da CBS de 1962 a 1981. Fez isso numa época, pré-Internet e com TV paga ainda incipiente, em que seu programa e os dos concorrentes, nas emissoras ABC e NBC, tinham mais de 80% da audiência total.
Sua relevância como o rosto noticioso por excelência dos televisores do país era tamanha que, em 1995, quase 15 anos após sua aposentadoria, "Tio Walter", o apelido carinhoso pelo qual ele ficou conhecido, ainda era apontado numa pesquisa de opinião feita pelo "TV Guide" como o principal nome no noticiário de TV em 13 de 14 categorias, entre elas "o mais confiável".
FONTE : www.ig.com.br