sexta-feira, julho 18, 2008

Jornais têm futuro lucrativo, diz Juan Luis Cebrián




Para Juan Luis Cebrián, fundador do jornal espanhol El Pais e presidente do Grupo Prisa, ainda que os jornais estejam perdendo seu papel central entre os meios de comunicação, não devem desaparecer porque "o jornal continua a ter um futuro racional e lucrativo", disse o empresário e intelectual em entrevista publicada pela revista colombiana La Semana.

Apesar das mudanças no negócio, Cebrián defende o papel tradicional do jornalista - "alguém que conta aos outros o que acontece" - como importante para todas as plataformas de mídia - impressa, rádio, TV e Web.

"A dificuldade que temos agora é que a sociedade digital tende a nulificar os processos de intermediação. Isso significa que há muita informação precisa misturada com muitas mentiras, boatos e lixo". Entretanto, disse Cebrián, é aí que o jornalista pode intervir, no processo de mediação entre a realidade e os cidadãos.

Ao referir-se aos investimentos do Grupo Prisa fora da Espanha, ele disse que a empresa ainda não havia avaliado a possibilidade de lançar um jornal nacional na Colômbia, o que demandaria uma liderança jornalística local.

Leia a entrevista completa aqui.

Assinante processa jornal que demitiu jornalistas

Keith Hempstead, assinante do News & Observer de Raleigh, disse que renovou sua assinatura em maio, um mês antes de o jornal anunciar a demissão de 70 funcionários e cortes de páginas de notícias, relata o jornal. Para ele, o jornal perdeu valor e quebrou o contrato com ele.

Hempstead, advogado e ex-repórter, disse que poderia simplesmente cancelar a assinatura, mas moveu o processo como ponto de princípio.


Fonte: The News & Observer