terça-feira, setembro 11, 2007

Manual de redação de veículo online

O Portal IG lançou o Manual de Redação do Último Segundo, o jornal eletrônico do IG. O documento, disponibilizado em PDF, possui 37 páginas e reúne as regras de estilo visual do jornal, os princípios editoriais e processos e padrões utilizados na apuração, edição e publicação de notícias.

Segundo a editora-chefe do canal, Mariana Castro, o manual on-line é muito parecido com o já existente para veículos impressos. A diferença está nas orientações concernentes ao trabalho da internet, como padronização de links eárea do Ultimo Segundo no IG.

Apesar destes novos tópicos, a editora salienta que os procedimentos de apuração e checagem de informações seguem os princípios básicos do jornalismo. 'Sempre que conversamos com quem vem do impresso para o online dizemos que, apesar de mudarem alguns procedimentos, os princípios básicos continuam os mesmos', disse Castro entrevista ao Portal IMPRENSA.

Um dos pontos polêmicos abordados pelo manual é o procedimento que deve ser adotado em caso de erro. Segundo Mariana Castro, apesar de a internet possibilitar a correção naprópria matéria, este não é o comportamento que o jornalista do Último Segundo deve adotar.

'No começo da internet as pessoas mudavam, consertavam os erros sem dar satisfação para o leitor. Hoje em dia, esse procedimento não é mais possível, porque o que se coloca na interneté rapidamente reproduzido em blogs e outros sites. Devido a esse panorama, o Último Segundo criou um canal próprio de correção, que funciona como a errata do jornal'.

Seguindo a dinâmica da internet, o manual, segundo a editora, será atualizado com mais freqüência que o manual impresso. 'Essa é uma exigência do novo meio. Nele faremos sugestões, críticas, até as vindas de internautas', explica.

O manual de redação do Último Segundo está disponível para consulta de internautas desde o final de agosto, mas, segundo Mariana, os jornalistas do canal- cerca de 30 profissionais, mais colaboradores e blogueiros - já o utilizavam há algum tempo, pela intranet do domínio. Em breve, o documento deve ganhar uma versão interativa.

fonte: Portal Revista Imprensa