sábado, agosto 02, 2008

Jornalismo Móvel - através de um Nokia 95

Revista Época adota conceito de Jornalismo Móvel em São Paulo com repórter fazendo matérias com um celular Nokia N95 pelas ruas da cidade. Através do Urblog da revista Época SP, que entrou no ar esta semana, serão explorados temas vinculados ao espaço urbano. Vídeos, histórias, percepções da cidade serão relatadas diariamente no blog sem um roteiro prévio, sem uma pauta definida. A ideia é mostrar o que foge do olhar pautado dos repórteres. Transmissões ao vivo direto da rua via celular e o uso da tecnologia geotagging associada ao local de produção da matéria faz parte do projeto Urblog.

FONTE: Jornalismo Móvel

Bolsas para jornalistas em universidades dos Estados Unidos são boa opção para latino-americanos

A experiência de Rosental Alves num programa de Bolsa de Estudos:

Vinte anos atrás, eu terminava uma bolsa de estudos na Universidade de Harvard que seria um divisor de águas na minha carreira e na minha vida. Fui o primeiro brasileiro a conseguir uma bolsa Nieman para jornalistas, um programa que a universidade de Harvard oferece há 70 anos. De lá para cá, outras universidades criaram bolsas similares e todas estão abertas a jornalistas da América Latina e do Caribe.

Graças à Fundação John S. e James L. Knight, pelo menos duas bolsas Nieman estão reservadas todos os anos para jornalistas da América Latina. A Fundação Knight também patrocina bolsas para jornalistas em outras universidades dos Estados Unidos.

Neste mês de agosto, os bolsistas estão chegando a Cambridge, Massachusetts, para os nove meses da classe 2008-09, do ano acadêmico da Nieman Fellowship. Eles vão poder estudar o que quiserem em Harvard e participar de vários programas exclusivos, como seminários semanais na sede da Nieman.

Mas este é também um bom mês para jornalistas pensarem em se candidatar não só à Nieman, mas a pelo menos três outras excelentes bolsas similares oferecidas em universidades americanas de grande prestigio: a Knight Fellowship na Universidade de Stanford; a Knight-Wallace Fellowship na Universidade de Michigan; e a Knight Science Journalism Fellowships no MIT (Massachussetts Institute of Technology).

O que todas elas oferecem é um ano sabático, para você sair das pressões do dia-a-dia da redação e mergulhar num ambiente universitário para crescer intelectualmente. Além de não ter de pagar nada para tomar os cursos que quiser na universidade, você ainda ganha uma ajuda de custo bastante generosa: $60.000 em Harvard, $60.000 em Stanford, $70.000 em Michigan e $55.000 no MIT. Todas dão ainda ajuda para viagem, para casa e para completar seguro saúde.

Para quem estiver interessado em se candidatar a essas bolsas, é importante começar a preparar-se agora mesmo, para poder pensar bem nos detalhes do application, como as cartas de referência, o plano de estudos, o ensaio biográfico, etc. Uma dica importante: os administradores das quatro bolsas gostam de early birds, ou seja, daqueles candidatos que mandam cedo uma boa application, completa e bem organizada. E não dos que deixam para fazer tudo às pressas e mandar em cima da hora.

O trabalho para se candidatar começa com uma pesquisa cuidadosa nos sites das quatro bolsas: Nieman Fellowship at Harvard; Knight Fellowship at Stanford; Knight-Wallace Fellowship at Michigan; e Knight Science Journalism Fellowships at MIT.

No Site do Knight Center você pode encontrar os testemunhos de gente que já viveu a experiência de ser bolsista e de quem ainda vai vivenciar um destes programas.

A dica é do Prof. Rosental Alves

FONTE: Knight Center for Journalism