quarta-feira, maio 20, 2009

Sites sobre o mundo - onde há dados confiáveis sobre países na rede

Informações confiáveis na internet valem ouro - ou dólares, para jornalistas das editorias internacionais. Por isso, para esses profissionais, ter portos seguros na web para encontrar dados dos países sobre os quais irão escrever é fundamental. Para facilitar a tarefa, segue uma lista com os links mais usados nas redações:

- CIA World Factbook - Informações precisas compiladas pela agência de inteligência americana, atualizadas em 14 de maio de 2009. É a fonte mais completa, com mapas, história etc. Em inglês.

- BBC Country Profiles - O conglomerado de comunicações britânico tem esse belo site, que abrange também instituições como ONU e Liga Árabe, em linguagem e interface mais amigáveis do que o do CIA. Em inglês e francês.

- The Economist Country Brifiengs - A revista britânica traz um conteúdo reflexivo que reúne artigos, antecedentes e previsões compiladas pelo banco de dados Economist Intelligence Unit. Em inglês.

- IBGE Países - O IBGE tem esse site com um visual bem desenhado e boas opções de comparação entre países e download por excel. Em português, inglês e espanhol.

- Banco Mundial Países - Um mundo de informações reunidas pelo Bird sobre comércio, desenvolvimento, população etc. Em inglês.

A redatora da Editoria Mundo do GLOBO Sabrina Valle também indica o site da agência de notícias Reuters, que em coberturas mais quentes também faz infográficos com vários dados necessários. Ah, ela também desaconselha o uso da Wikipedia na apuração...

Via twitter

DICA DE VÍDEO : Uma análise da revolução da mídia participativa e as conseqüências para o futuro com Henry Jerkyns

Entrevista de Henry Jerkyns para o Programa Milênio em Março de 2009.

Os criadores de mídia estão transformando a cultura contemporânea. Henry Jenkins, teórico da mídia, aponta os caminhamos para um mundo onde o cinema vai perder a posição de líder do entretenimento.

FONTE: Via Twitter alexprimo

Luisa, do Rio, oferece 13 mil dólares para trabalhar de graça como jornalista.

A notícia completa está no site da lucia guimarães. Por muitos anos Lucia Guimarães fez parte da equipe do Manhattan Connection . Atualmente, colabora com o Programa Saia Justa , do GNT e escreve no estado de SP.

" Uma jovem carioca, Luisa Borges, ofereceu 13 mil dólares pelo privilégio de fazer um estágio de verão no site fundado por Arianna Huffington. O Huffngton Post emprega menos de 30 jornalistas e se alimenta principalmente de textos escritos de graça por deconhecidos ou celebridades. O leilão continua até 28 de maio, o próximo lance mínimo deve ser de 15.500 dólares". Estória completa aqui!

Holanda vai pagar para jovens jornalistas

A Holanda vai pagar os salários dos 60 jovens jornalistas que irão prestar serviços em diversos periódicos publicados por empresas privadas. O governo holandês reservou mais de 4 milhões de euros para o projeto, que vai durar dois anos. Durante este período, vários jornais do país poderão utilizar os serviços de dois destes jornalistas subsidiados com os salários. O ministro holandês da Comunicação, Ronald Plasterk, explicou que a medida responde ao fato de que os jornalistas são frequentemente os mais jovens os primeiros a perder os seus empregos quando há cortes. A sua carteira tem ainda outros 8 mil milhões de euros para gastar com novas medidas para salvar o setor.


FONTE: 233GRADOS