segunda-feira, outubro 30, 2006

Mídia & Política

O Mídia&Política (www.midiaepolitica.unb.br) está com nova edição no ar. Confira:

Antônio Carlos Queiroz e Raimundo Rodrigues Pereira
Os bastidores de Carta Capital
Repórteres contam os bastidores da cobertura sobre o caso dos dossiês e os motivos que os levaram a comprar briga com o diretor-executivo de jornalismo da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel.

Entrevista: Klécio Santos
Muito além do dossiê

O editor em Brasília do jornal Zero Hora e da RBS explica a Márcia Silveira, repórter do Mídia&Política, que durante as eleições, priorizou uma cobertura com foco no leitor. Segundo ele, os veículos do grupo não desvalorizaram as denúncias que surgiram na campanha, mas tiveram cuidado para não fazer jornalismo de dossiê.

Fábio Henrique Pereira
A escolha entre o insosso e o exagero

Nessa altura, não faz sentido responder à questão de quem venceu o debate. Para isso, existirão milhares de pesquisas de opinião. A questão é a seguinte: que discurso é mais importante aos olhos do eleitor? O da eficiência na gestão dos gastos públicos ou o da sensibilidade na área social?

Chico Sant’Anna
Franceses descobrem Gerraldô

A cobertura da imprensa francesa sobre as eleições presidenciais brasileiras denotava o pleito de um candidato só: Lula. O noticiário nem citava os candidatos dos demais partidos, todos eram agrupados sob a denominação de oposição. O segundo turno fez a imprensa francesa “descobrir” o candidato Geraldo Alckmim, o Gerraldô, como pronunciam os franceses.

Liziane Guazina
Pela revolução do jornalismo político

O episódio do vazamento das fotos da Polícia Federal não é um caso isolado. Todos os que já trabalharam em redação ou que são atentos às entrelinhas do jornalismo percebem que o caso apenas reproduz algumas das características marcantes do jornalismo político nos últimos anos.

Alceu Luís Castilho
Imprensa sobe à tribuna

Levantamento inédito da Agência Repórter Social mostra que um terço dos senadores e mais de 10% dos deputados federais eleitos em 2006 controlam empresas de rádio ou televisão.

Ruy Fabiano
Maniqueísmo simplista

O debate sucessório banalizou-se em torno da dinossáurica mística esquerda versus direita, dicotomia fictícia que sataniza o adversário e, a partir daí, torna desnecessária a discussão de programas, práticas e critérios de governo.