sexta-feira, junho 13, 2008

Dicas para garimpar idéias para reportagens

Walt Bogdanich, editor de investigações no New York Times participou da Conferência da Investigative Reporters and Editors (IRE) e falou da experiência dele em encontrar boas pautas.

Segundo Bogdanich, que já ganhou três prêmios Pulitzer, o segredo é ler o jornal de maneira diferente daquela com que o leitor casual lê, e questionar o que está faltando, diz Myers. Bogdanich encontrou a idéia para sua série vencedora do Pulitzer sobre a entrada de componentes farmacêuticos tóxicos no mercado mundial ao ler sobre as mortes no Panamá atribuídas a remédios frios, o que ele julgava não poder ser completamente acidental.

Bogdanich também dá idéias para convencer editores a liberar um repórter para investigar uma pauta.

Estudantes de jornalismo da Florida International University (FIU) blogaram a conferência inteira.
Leia o IRE/FIU Conference blog.

FONTE: knightcenter

Site de jornalismo investigativo sem fins lucrativos inaugura "monitor de escândalos"

ProPublica.org, uma iniciativa de Paul Steiger, ex-editor executivo do Wall Street Journal, inaugurou seu website com uma mistura de reportagens originais, links para investigações de outras publicações e seu novo "Monitor de Escândalos", diz a Editor & Publisher (E&P).

No post de apresentação, o editor-chefe Steiger e o editor executivo Steve Engelberg explicam que o objetivo do site é fazer reportagens sobre traição da confiança pública e abuso de poder que poderiam escapar aos olhos do público, além de acompanhar investigações de outros meios de comunicação.

Uma seção que se destaca no site é o “Monitor de Escândalos”, que aponta para cinco investigações (além da feita por eles próprios) em qualquer momento, selecionada pelos editores e organizada pela intensidade de cobertura, acrescenta a E&P.

O site também terá conteúdo original, publicado em conjunto com um ou mais parceiros, bem como a análise do noticiário atual e uma coletânea do jornalismo investigativo publicado na web.

FONTE: knightcenter