sábado, julho 25, 2009

Manual de Jornalismo da Reuters




A Reuters disponibilizou o seu manual de jornalismo que serve como guia aos profissionais que trabalham para a agência, gratuitamente na Internet.

Segundo Dean Wright, editor mundial de Inovação e Padrões de Notícias da agência Britânica “Trata-se de um bom ponto de partida para os novos jornalistas”: salienta ainda que uma das razões para a publicação do manual também se prende com facto da Reuters servir uma audiência global e ser constituída por jornalistas de diferentes culturas.

Este Manual é constituído por várias secções como os padrões e valores que um bom jornalista da Reuters deve seguir, os 10 mandamentos dos jornalistas da Reuters, o manual de redacção de A-a-Z, o manual de redacção desportivo, um guia das operações da Reuters, e uma secção de orientação especializada que fala de temas como a atribuição das fontes, os perigos legais, o uso da internet nas reportagens e como reagir perante ameaças ou reclamações.

Mindy Mcadams, professora de jornalismo, investigadora de recursos on-line e autora do blog Teaching on-line Journalism, já felicitou a iniciativa da Reuters e dá especial destaque à secção Guiões para televisão (television scripts) composta pelas secções, Write to pictures, Story structure, 10 key words Appproach, What Is the story? e Shooting Soundbites.

FONTE: Comunicamos

DICA DE SITE: Les Cahiers du Journalisme

Em francês, Les Cahiers du journalisme N° 20 - L’économie du journalisme .