sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Especialização e Aperfeiçoamento em Comunicação e Saúde

Para quem tem interesse em aprender um pouco mais e se aprofundar na comunicação e saúde a Fundação Oswaldo Cruz oferece em 2006 cursos de Especialização em Comunicação e Saúde e de Aperfeiçoamento em Saúde Coletiva para Comunicadores da Saúde.

- Especialização: carga horária de 390 horas, entre seus objetivos, o de desenvolver uma reflexão crítica acerca das estratégias de visibilidade da saúde na mídia e sobre as práticas de comunicação do SUS, e o de planejar, desenvolver e avaliar políticas e práticas institucionais de comunicação no setor saúde. O curso será voltado tanto para profissionais de comunicação social, como para aqueles da área da saúde que desejem trabalhar com comunicação nas instituições de saúde ou com a saúde como tema nos meios de comunicação.
- Aperfeiçoamento: carga horária de 210 horas, voltado exclusivamente a jornalistas e tem, entre suas metas, a de ampliar a compreensão dos profissionais das redações e das assessorias de comunicação acerca da realidade, importância e complexidade do sistema de saúde no Brasil, analisando seus fundamentos e momentos históricos.
Inscrições: entre os dias 16 de janeiro e 24 de fevereiro, na Secretaria Acadêmica da DIREB, no endereço SEPN 510 – Unidade II de Ministério da Saúde - Subsolo. Para o de Especialização há, ainda, a possibilidade de inscrever-se por meio do endereço eletrônico: www.sigals.fiocruz.br. O início das aulas está previsto para 20 de março.
Os editais dos cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento já estão disponíveis.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3340-0340 ou pelo e-mail da Secretaria Acadêmica: secad@direb.fiocruz.br.

Entrevista: Steve Outing

Steve Outing é um jornalista estudioso das Novas Tecnologias. Ele faz parte do Poynter Institute, uma das mais importantes escolas de jornalismo dos EUA.
Entrevistado pelo La Nacion, Steve Outing fala das qualidades que o jornalista precisa ter nos dias atuais; blogs e a importância de aprender a ser editor cidadão.
A entrevista completa em espanhol está aqui.


" ¿Qué conocimientos tiene que tener un periodista de esta era?

- Tienen que ser capaces de actuar recíprocamente y comunicarse mucho más estrechamente con su audiencia. Acostumbrarse a manejar y responder una mayor comunicación con los lectores; utilizar mejor a la audiencia como fuente de información e ideas, asociándose a ellos a través de un sistema de colaboradores expertos o co-redactores para producir mejores historias. "