quinta-feira, junho 26, 2008

1/4 do planeta estará online em 2012

1/4 do mundo vai estar online em 2012, segundo pesquisa da Jupiter Research. Significa que 25% da populaçao do planeta estarao acessando a internet com regularidade. Essa expansao está sendo puxada pelos países emergentes - Brasil, Russia, India e China estarao entre as maiores taxas de crescimento. Até 2011, a China assume a liderança em numero de usuarios regulares, com os EUA em 2o e a India em uma distante 3a posiçao. De acordo com a pesquisadora, a Asia nao apenas terá o maior indice de crescimento comparado aos das outras regioes como também terá um grande numero de usuarios mais experientes.

Fonte: Bluebus

YOU TOMB

You Tomb - O nome parece piada, mas trata-se de um projeto de investigaçao do MIT ligado a uma organizaçao internacional chamada Students for Free Culture. O projeto monitora a retirada dos vídeos mais populares do YouTube e armazena toda a informaçao possível sobre o conteúdo e, ainda mais, sobre o motivo da denúncia. O objetivo, finalmente, é separar o joio do trigo, ou seja, o que é realmente ilegal do que é um simples erro do algoritmo.

O YouTomb tem mais de 240 mil vídeos monitorados, mas, obviamente, nao disponibiliza o conteúdo na íntegra, apenas uma imagem e a informaçao relacionada. Ou seja, se o que você quer mesmo é assistir ao vídeo, nao vai ajudar muito. Mas para os curiosos de plantao, é um prato cheio.

Fonte: Bluebus
Por: Débora Serra

61º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE JORNAIS

Destaques do Congresso da Associação de Mundial de Jornais

1. Alguns donos de imprensa de todo o mundo se reuniram entre 1 e 4 de junho em Göteborg (Suécia) para o 61º Congresso da Associação Mundial de Jornais (AMJ) e para o Fórum Mundial de Editores. O principal assunto da reunião foi a reação dos donos de jornais, face à dinâmica da Internet. “A exploração máxima destas novas oportunidades multimídia tornou-se uma aposta para empresas de imprensa”, escreveu a AMJ. As receitas provenientes de atividades eletrônicas representavam, em 2007, 13,7% do faturamento do Washington Post (4,2% em 2002) e 8,1% o do New York Times (2,4% em 2002), segundo Borrel Associates. O grupo Le Fígaro, teve 13% de sua receita com a área eletrônica em 2007, prevê que o faturamento aumente para 20% em 2010.

2. Em forte queda com o impresso, as receitas com publicidade prosseguem sua progressão com o eletrônico. O celular também representa uma oportunidade: as receitas com publicidade poderiam atingir 11,4 bilhões de euros em 2011, segundo Telenor. Mas, “a publicidade não será suficiente, prevê Pierre Conte, diretor geral de atividades eletrônicas e de publicidade de Le Fígaro. Serão necessárias novas receitas na Web com o desenvolvimento de serviços em torno da marca.

3. A evolução de formas de trabalhar esteve ao centro dos debates de donos de jornais “O modelo de integração de salas de redação parece dominante”, ressalta Vincent Giret, diretor editorial multimídia de Lagardère Active. “Mudamos nossa maneira de fazer jornalismo”, explica Xavier Moreno, responsável do site de El País. Le Monde, mantém duas organizações independentes.

4. Le Fígaro reforçou a cooperação entre os dois apoios: as duas redações coabitam, mas permanecem autônomas, e ambas dependem de apenas uma redação geral. “Nosso credo é sempre reforçar nosso trabalho no papel. Apenas o quotidiano, que representa 34% do faturamento do grupo, ainda é a nave mãe, mas é necessário desenvolver o que existe ao seu redor”, insiste Francis Morel, diretor geral de Le Fígaro”.

Fonte: Ex-Blog César Maia
Original - Aqui!