terça-feira, setembro 05, 2006

Site de cursos online lançado para jornalistas

Novo site de cursos online lançado para jornalistas

O Online Training Toolkit é um site em inglês para jornalistas interessados em capacitação online gratuita. O primeiro curso enfoca na cobertura de temas de gênero.

A Commonwealth Press Union (CPU) lançou a iniciativa com o objetivo de proporcionar a jornalistas de todo o mundo um acesso fácil a cursos online sobre tópicos específicos.
Desenvolvido pelo consultor de mídia britânico Trish Williams, o primeiro curso, “Gênero para Jornalistas”, inclui oito capítulos sobre temas como as tendências na mídia e as fontes de investigação.

A CPU é uma organização de jornais que conta com cerca de 750 membros em 49 países da Commonwealth. Entre outras atividades, a CPU organiza eventos de capacitação e monitoração das notícias de liberdade de expressão em seus países membros.

Para mais informação, visite (em inglês) aqui!


FONTE: IJNET

Bolsa levará jornalistas latino-americanos para Alemanha

05/09/2006

Jornalistas da América Latina interessados em realizar um intercâmbio em meios de comunicação da Alemanha têm até 15 de setembro para a inscrição a uma bolsa.

A organização de jornalistas alemães Internationale Journalisten-Programme (IJP) realiza o programa, que acontece de março a abril de 2007. Podem se inscrever jornalistas entre 25 e 35 anos com suficientes conhecimentos de alemão, que trabalham como redatores ou colaboradores em um meio de imprensa, rádio, televisão ou Internet da América Latina.

A bolsa consiste em EUR$3.300 (US$4.221 aproximadamente) destinados a custear a viagem, hospedagem e alimentação. O objetivo é estimular a relação entre Alemanha e América Latina, dando a jornalistas a oportunidade de familiarizar-se com a realidade política e econômica da Alemanha e conhecer a cultura e mentalidade de seus habitantes. O estágio não é remunerado.

Embora a bolsa seja aberta a jornalistas de toda América Latina, a IJP convida especialmente jornalistas da Argentina, Brasil, Chile e México a participar.

Os interessados devem apresentar sua inscrição na embaixada alemã de seu país, junto com um currículo, uma carta explicando seus desejos de participar no programa e suas preferências de cidade e mídia, três ou quatro cópias de artigos e uma carta de recomendação.

Para maior informação, escreva para o coordenador do programa, Martin Spiewak, spiewak@ijp.org ou visite http://www.ijp.org/english/fellowships/navig/latin_span_frame.html.

Quarto jornal gratuito começa a circular em Londres

LONDRES
- O grupo News International, do australiano Rupert Murdoch, lançou, em Londres, o jornal gratuito The London Paper, que tem três concorrentes deste tipo na cidade. O tablóide tem 48 páginas coloridas, dedicadas em sua maioria a informações gerais. Segundo os diretores de News International, empresa que publica o The Times e o The Sun, o novo jornal gratuito tem como alvo um público jovem, entre 25 e 34 anos, interessado em leitura acessível. A primeira tiragem foi de 400 mil exemplares e os matutinos são distribuídos por 700 pessoas em estações de metrô. 'The London Paper' é lançado poucos dias depois da chegada ao mercado londrino de outrojornal gratuito, London Lite, do grupo britânico Associated Newspapers, que edita o Daily Mail e o Evening Standard, dois dos jornais mais lidos da cidade. Os novos jornais gratuitos ameaçam o futuro dos jornais pagos, cujas tiragens diminuíram em cerca 3,5% desde o ano passado. A primeira publicação gratuita em Londres foi lançada em 1999, Metro, editada por Associated Newpapers com uma tiragem de um milhão de exemplares. A segunda, City AM, só surgiu seis anos mais tarde, em 2005, com uma tiragem de 72 mil exemplares.

Fonte: JB