quinta-feira, maio 07, 2009

PARA SALVAR O JORNALISMO




Na home do "New York Times", "Amazon apresenta um Kindle de tela grande". É uma versão maior de seu leitor de livros, agora também para jornais. Em acordo com a empresa de comércio eletrônico, "NYT" e "Washington Post" vão oferecer o aparelho aos leitores, com desconto. O custo inicial é de US$ 489.
Visa a "salvar o jornalismo", destacou o "New York Observer", registrando a reação do "publisher" do "NYT", Arthur Sulzberger Jr., sobre o aparelho: "Maravilhoso". Contido, o "WSJ", que desenvolve aparelho concorrente, de título para a "tela maior".

"AINDA PEQUENO"
Nas "primeiras impressões" do próprio "NYT", em crítica de Damon Karlin, "ele ainda parece pequeno" e "não se sente como um jornal".
No título do site PC World, cobrando mais "flexibilidade" na apresentação das notícias, "Por que o Kindle DX não vai salvar os jornais".

"UM GRANDE PASSO"
A crítica mais positiva veio do site Gizmodo. Por exemplo, "a tela maior não é só efeito cosmético" e ajuda na funcionalidade. Agora professores e alunos podem distribuir PDFs antes vetados tecnicamente. Mas o crítico Wilson Rothman vê como "tênue" o vínculo com jornais.


FONTE: Coluna Nelson de Sá
Folha de Sp - 07 05 2009