sexta-feira, junho 27, 2008

50 % das notícias tem que ser positivas

O Senado da Romênia aprovou uma emenda para a lei que vai obrigar as emissoras de televisão e rádio a veicularem notícias positivas em pelo menos 50% da programação.

Antes de se tornar lei, a emenda precisa ser assinada pelo presidente Traian Basescu.
A União dos Jornalistas Profissionais da Romênia afirmou nesta quinta-feira que considera a proposta uma "censura" ao conteúdo, além de ser "impossível estabelecer quando uma matéria positiva ou negativa".
Rasvan Popescu, presidente do Conselho Nacional Audiovisual - órgão que regula os meios de comunicação na Romênia- afirma que as notícias refletem a realidade e não são negativas nem positivas.
O Clube Romeno de Imprensa (CRP) também protestou contra a emenda e pediu que o presidente Basescu não a sancione.
O Conselho de Honra do CRP afirmou em comunicado divulgado nesta quinta-feira que o projeto legislativo tem caráter "profundamente autoritario", vai contra as normas européias, limita a liberdade de expressão e o direito à informação.
"Apenas nas sociedades autoritárias se apresenta um texto de lei para obrigar a louvar certos aspectos da sociedade", disse o CRP, acrescentando que informações de caráter negativo que sejam de interesse público correm o risco de não entrar em telejornais em razão do critério imposto.