quarta-feira, junho 06, 2007

Tecnologia altera estrutura das redações

Painel no Congresso Mundial de Jornais, que acontece junto com o Fórum Mundial de Editores, na Cidade do Cabo, África do Sul, concluiu que a revolução tecnológica começa a influenciar decisivamente até mesmo a estrutura física das redações, além do conteúdo veiculado. Os eventos são realizados pela WAN (Associação Mundial de Jornais, na sigla em inglês) e reúnem profissionais do mundo todo para discutir os rumos do Jornalismo.

O subdiretor de The New York Times, Jonathan Landman, apontou como a revolução digital levou o veículo a integrar os membros de sua redação, derrubando cubículos e colocando juntos todos os envolvidos com a publicação final, de repórteres a engenheiros e designers. Assim, jornalistas precisam ter noções de informática e diagramadores, de reportagem. “Não esperamos que nossos programadores escrevam artigos ou que nossos jornalistas escrevam códigos informáticos, mas queremos que colaborem juntos”, explicou.

Foi abordada ainda a participação do público via web. Além do contato imediato, em fóruns de discussões, os blogs representam fator crucial no desenhar do cenário futuro. “O futuro do Jornalismo se baseia na inovação, na experimentação e na colaboração. O editor da nova era tende a ser mais um moderador ou um diretor de orquestra que um ditador”, disse o editor-chefe da Reuters, David Schlesinger. Outra discussão girou em torno da influência da arte digital no design de veículos impressos. Don Wittekind, professor-assistente da Universidade da Carolina do Norte, apontou quatro tópicos: Interatividade com os leitores; busca de formas alternativas de narrativa, mais simples e fáceis de ler; publicar o que os leitores querem, como entretenimento; e aumentar o destaque do conteúdo local, utilizando técnicas de design, principalmente cor.

FONTE: Coletiva Net