terça-feira, janeiro 24, 2006

O que se esconde atrás das capas de revistas e das primeiras páginas dos jornais

Esta matéria é de Carlos Haag, na edição de Dezembro, na Revista da Fapesp.
Entre tantas informações destaco: “No Brasil,quem tem rabo preso deixou há muito de temer as primeiras páginas do dia seguinte. Teme as capas das revistas no fim da semana", analisa Luiz Weiss.

Vale a pena conferir.

Site revela documentos de como a ditadura censurou cineastas brasileiros

Foi lançado o site www.memoriacinebr.com.br que mostra o processo de censura no cinema brasileiro no período da ditadura, mais especificamente de 1964 a 1988 quando a Constituição aboliu a Censura.
Leonor Souza Pinto é autora da tese de doutorado "Memória da ação da censura sobre o cinema brasileiro" e responsável pelo memóriacinebr.
No site podemos encontrar os processos de censura, os pareceres dos censores , enfim, um pouco mais da cultura brasileira.

MSF divulga lista das 10 crises humanitárias mais negligenciadas pela mídia em 2005

- Conflitos que causam um enorme sofrimento humano como os que acontecem hoje na República Democrática do Congo (RDC), Haiti, Chechênia e nordeste da Índia estão entre as 10 crises mais negligenciadas pela mídia em 2005, de acordo com a lista anual 'Top Ten' divulgada pela organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF). A oitava lista anual também destaca a falta de atenção por parte da imprensa ao desespero das pessoas encurraladas em guerras crônicas na Colômbia, norte de Uganda e Costa do Marfim; às crises na Somália e no sul do Sudão; assim como à falta de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para novas ferramentas de combate ao HIV/Aids adaptadas às necessidades de populações que vivem nos lugares mais empobrecidos do planeta.

Para ler a notícia completa visite o site : http://www.msf.org.br

Acesso livre na internet à produção intelectual brasileira

Os internautas podem acessar a partir de agora o Portal de Acesso Livre da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e consultar, gratuitamente, 1050 publicações científicas brasileiras e internacionais de diferentes áreas do conhecimento, além do banco de dados com resumos de 175 mil teses e dissertações defendidas desde 1987 em instituições brasileiras ou por pesquisadores e estudantes brasileiros em universidades estrangeiras.

Fonte: Agência Brasil