domingo, fevereiro 15, 2009

Dicas sobre Habilidades Digitais

A matéria é do Knight Center - Jornalismo nas Américas.
Joe Grimm, colaborador da área de recrutamento para o Poynter Institute, dá dicas sobre as principais habilidades digitais que um jornalista precisa ter nos dias de hoje.

“Eu aprenderia várias áreas de habilidade e me preocuparia menos com programas específicos”, recomenda Grimm. Você pode editar um vídeo usando o Movie Maker, iMovie, Final Cut Pro, ou o Avid, para nomear alguns. Eles variam na sofisticação, complexidade, custo e qualidade. Mas quando se aprende a produzir vídeos utilizando um certo programa, suas habilidades certamente serão transferidas caso precise usar outro no futuro.

Com relação às áreas de habilidade, é importante saber gravar e editar áudio e vídeo, editar fotos (neste caso, Grimm diz que o Photoshop é o programa mais utilizado), e manipular bases de dados (para isto o Excel é um bom começo).

O jornalista deve também aprender ferramentas da Web, como html básica, e um programa de design como o Dreamweaver ou o FrontPage. Por último, “pense além da Web e saiba como você pode transmitir informações para MP3 players e celulares”, acrescenta Grimm.

Mas, acima de tudo, nunca se esqueça que qualidades como a ética, a flexibilidade, e um forte alicerce jornalístico nunca podem ser deixadas para trás, diz.

Fonte: Knight Center