terça-feira, junho 23, 2009

DICAS PARA ESTAGIÁRIOS

Esse POST fala diretamente aos estagiários de Publicidade, mas com jeitinho você pode adaptá-lo para a sua área profissional.
O autor é Carlos Henrique Vilela do Site : CHMKT

Dicas para estagiários que querem ser contratados


Se você faz estágio em agência e deseja ser efetivado, tem 2 opções: esperar que a oportunidade de contratação caia do céu - e isso gera um nível de ansiedade altíssimo e desnecessário, com desgaste provavelmente em vão. Ou você pode conduzir o processo, criando condições para que seu chefe não tenha outra opção, a não ser contratá-lo.

Para ajudar nesse processo, a Advertising Age publicou 5 dicas bem interessantes que, se colocadas em prática, vão aumentar e muito as suas chances de começar uma carreira profissional já fazendo a diferença. São elas:

1 - Encontre projetos: O estagiário que senta na mesa e espera pelos projetos é aquele que será dispensado em questão de meses. Lembre-se que sempre há algum trabalho que pode ser feito. Não pare enquanto não encontrar um. No final do dia, você terá aprendido muito mais do que se ficasse no Facebook o dia todo.

2 - Faça uma lista: No seu primeiro dia como estagiário, crie uma planilha de Excel com seus projetos. À cada novo projeto, você atualiza sua lista. Inclua todos os detalhes possíveis. Por exemplo, o nome do projeto, com que você trabalhou, quais recursos foram usados, as novas habilidades que você aprendeu, quais softwares e ferramentas foram usados, prazo, feedback, etc. No final do estágio, você terá uma lista detalhada de todas as coisas importantes que fez.

3 - Reporte seu progresso: Não há nada de errado em manter o seu chefe atualizado. No final da semana, dê uma olhada na sua lista e escreva um e-mail com todos os projetos em que está envolvido, os prazos, o que você já completou ou não, e mostre que deseja fazer mais. Isso ajudará seu supervisor a monitorar seu progresso, além de mostrar que você é uma pessoa dedicada e proativa.

4 – Arrase nos treinos: Ser estagiário é como ser reserva em um time de basquete. Os melhores estagiários são aqueles que arrasam no aquecimento e convertem todas as cestas. Eles são informados e bem preparados, e melhor: criativos e curiosos. Eles fazem perguntas. Eles dedicam tempo e pensamentos para cada projeto, e tem idéias para melhorá-los. Quando for chamado para o jogo, mostre a eles para que veio. É sua grande chance.

5 - Torne-se um especialista: Talvez você seja um conhecedor das redes sociais. Talvez você tenha pesquisado tudo sobre um cliente e tem um sólido domínio do que foi trabalhado naquele segmento no passado. Talvez você tenha desenvolvido um ótimo relacionamento com a conta na qual vem trabalhando. Seja o que for, encontre uma maneira de aumentar seu valor na empresa. Saiba ou seja algo que ninguém lá dentro seja.

Tudo o que foi falado aqui parece ser mais fácil dito do que feito. Na verdade, são pontos muito simples de serem praticados. O importante é que, como estagiário, você tem uma oportunidade fantástica de provar qual o seu valor. Seja lá o que você faz, trabalhe duro e tenha sempre uma atitude positiva. Assim, com crise ou sem crise, suas chances de ser contratado vão ás alturas.

As dez boas práticas para estudantes de jornalismo com relação a redes sociais

O Mashable listou na semana passada dez boas práticas para estudantes de jornalismo com relação a redes sociais. Vale a pena dar uma olhada no post inteiro. Mas antecipo a lista (ainda que agora o diploma de jornalismo não valha mais muita coisa):

1 - Promoção de conteúdo, via Twitter, por exemplo
2 - Entrevista, via Facebook, ou Skype
3 - Pesquisa e coleta de notícias
4 - Crowdsourcing - o poder do esforço coletivo para resolver questões e desenvolver idéias
5 - Publicações de conteúdos jornalísticos exclusivamente via redes sociais
6 - Integração (por exemplo CoveritLive + Twitter + Qik)
7 - Construção de comunidade
8 - Marca pessoal (o texto fala que vale mais para estudantes do que para profissionais, que se utilizam das marcas para quais trabalham)
9 - Ética (lembra o perigo de participar de comunidades que não pegam muito bem para empregadores)
10 - Experimentação (usar, abusar, mesclar as diversas e crescentes plataformas de produção, publicação e compartilhamento de conteúdo online).

A dica é do Blog Rede e Mídia VIA TWITTER