sexta-feira, julho 18, 2008

Jornais têm futuro lucrativo, diz Juan Luis Cebrián




Para Juan Luis Cebrián, fundador do jornal espanhol El Pais e presidente do Grupo Prisa, ainda que os jornais estejam perdendo seu papel central entre os meios de comunicação, não devem desaparecer porque "o jornal continua a ter um futuro racional e lucrativo", disse o empresário e intelectual em entrevista publicada pela revista colombiana La Semana.

Apesar das mudanças no negócio, Cebrián defende o papel tradicional do jornalista - "alguém que conta aos outros o que acontece" - como importante para todas as plataformas de mídia - impressa, rádio, TV e Web.

"A dificuldade que temos agora é que a sociedade digital tende a nulificar os processos de intermediação. Isso significa que há muita informação precisa misturada com muitas mentiras, boatos e lixo". Entretanto, disse Cebrián, é aí que o jornalista pode intervir, no processo de mediação entre a realidade e os cidadãos.

Ao referir-se aos investimentos do Grupo Prisa fora da Espanha, ele disse que a empresa ainda não havia avaliado a possibilidade de lançar um jornal nacional na Colômbia, o que demandaria uma liderança jornalística local.

Leia a entrevista completa aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá como vai Rose. Me nome é Guilherme Freitas e sou jornalista. Criei um blog ao lado de meu amigo, também jornalista, James Freitas. O nome do blog é "Blog da Comunicação", onde convidamos mais 12 jornalistas. O site é dinâmico e objetivo, com artigs escritos pela equipe diariamente sobre diversas editorias. Achei o seu blog e resolvi deixar um comentário aqui por que não tinha seu e-mail. O meu e-mail para contato é guilherme@blogdacomunicacao.com.br. Gostaria que vc visitasse a minha página. Li alguns artigos do seu blog e achei muito interessante. Quando tiver mais tempo voltarei para ler mais. Um grande abraço e parabéns.