domingo, março 25, 2007

Avalanche de informações

As informações abaixo são de Ethevaldo Siqueira que mantém uma coluna sobre Tecnologia da Informação no jornal "O Estado de SP".

Mundo vive o Big Bang da informação digital

O mundo produziu 161 bilhões de gigabytes ou 161 exabytes de informação, ao longo de 2006. Esse número representa 3 milhões de vezes o conteúdo de todos os livros já escritos - que formariam 12 pilhas de 149 milhões de quilômetros de altura, que é a distância que separa a Terra do Sol. E para cada habitante do planeta, caberiam 24 gigabytes em 2006.

Essas são algumas das conclusões do estudo intitulado O universo digital em expansão: uma previsão do crescimento mundial da informação até 2010, elaborado pela consultoria IDC, por encomenda da EMC, empresa norte-americana de armazenamento digital.

Para Hermann Pais, diretor-técnico da EMC no Brasil, esse “é provavelmente o primeiro levantamento mundial do volume de informação digital criada ao longo de um ano, feito com metodologia rigorosa, que nos mostra aspectos muito mais específicos do que os estudos anteriores”.

Vivemos, na realidade, uma espécie de Big Bang da informação digital. Basta lembrar que, em 1996, apenas 48 milhões de pessoas utilizavam a internet rotineiramente no mundo. Em 2006, já eram 1,1 bilhão. Em 2010, haverá mais 500 milhões de usuários da web. E um dado surpreendente: mais de 60% usuários de internet no mundo já dispõem de banda larga.

Dividindo-se o total de 161 exabytes de informação produzida no ano passado entre os 6,578 bilhões de seres humanos - cada habitante do planeta teria direito no ano passado a cerca de 24 gigabytes de informação digital.

E mais impressionante: esse volume anual vai sextuplicar nos próximos três anos, saltando dos atuais 161 exabytes para o total de 988 exabytes de informação a ser produzida ao longo de 2010 - equivalentes a 75 pilhas de livros que cobririam a distância entre Terra e o Sol. E a média por habitante passará de 24 para 150 gigabytes.

Fonte: O Estado de SP

Nenhum comentário: