quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Repórter-cidadão tende a revolucionar o jornalismo

Desde dezembro , uma página na internet (YouWitnessNews), lançada pelo Yahoo, oferece informações produzidas por usuários (sobre acontecimentos de várias partes do mundo) e avaliadas por profissionais. Há quase dois anos, o site NowPublic.com veicula fotos, vídeos e comentários de usuários.

O relato dessa experiência na matéria de Glenn Chapman
da France-Presse.

Depois de celulares com câmeras fotográficas e câmeras de vídeo digitais se tornarem onipresentes na cobertura da imprensa, que se utiliza da ajuda dos cinegrafistas amadores, internautas em todo mundo começam a ser recrutados como verdadeiros repórteres. Em função disso, a Yahoo lançou em dezembro a YouWitnessNews, uma página na internet que disponibiliza informações oferecidas pelos usuários, as quais passam, num primeiro momento, pelo crivo de editores profissionais.

Inaugurado há quase dois anos, o site de notícias NowPublic.com também se alimenta de legiões de usuários que disponibilizam fotos, vídeos e comentários. O NowPublic reúne mais de 60.000 "repórteres", que colaboram em mais de 140 países, e consegue localizar rapidamente potenciais testemunhas ou apuradores de informação que estejam próximos à última notícia, de desastres naturais a ataques terroristas.

"Nós nos tornamos a rede de notícias com maior participação do mundo", disse Leonard Brody, o presidente da NowPublic. "Contamos com todos os tipos, desde principiantes até profissionais", destacou. "As notícias no futuro terão como fonte as multidões, e estamos construindo esse exército", ressaltou.

A NowPublic e a YouWitnessNews formaram alianças com serviços de notícias tradicionais, oferecendo a eles fotos e conteúdo escrito. A NowPublic levou o acordo um passo à frente, ao oferecer rápida localização para os serviços de potenciais testemunhas ou colaboradores próximos aos locais onde está a notícia. "Se explodir uma bomba em Budapeste e você quiser contactar alguém que esteja a uma milha (1,6 km) do local, nós o encontraremos", garantiu.

A Nowpublic, com sede em Vancouver (Canadá), vem duplicando seu tamanho a cada três meses. "Creio que o fenômeno do jornalismo-cidadão é uma tendência nascente", disse Scott Moore, chefe da Yahoo News. "Realmente, foi a tecnologia que criou a oportunidade. Há dezenas de milhões de pessoas em torno do mundo que têm telefones celulares com câmeras integradas. É como ter um exército de colaboradores na ruas".

A inspiração para criar a YouWitnessNews brotou quando os editores da Yahoo News buscavam fotos dos atentados de julho de 2005 em Londres. Nos 30 minutos seguintes às trágicas explosões, os editores conseguiram fotos de particulares dos locais dos fatos colocadas no site Flickr. Poucos dias depois dos atentados, havia milhares de imagens na internet. "Isso nos mostrou o potencial", destacou Moore.

E esse potencial se torna maior em eventos importantes e em aspectos da vida das comunidades que tradicionalmente não recebem atenção dos grandes veículos de imprensa, como esportes escolares. "Não acredito que vamos substituir os jornalistas, como a televisão não substituiu o rádio", disse Moore.

Apesar de a NowPublic não pagar pelas notícias que recebe, disponibilizou "caixinha para gorjetas" para que colaboradores recebam dinheiro através do serviço de pagamentos on-line PayPal. A NowPublic cobra por fazer a conexão entre meios de comunicação e esses repórteres-cidadãos.

Fonte: Jornal O POVO

Um comentário:

Alexandre Panda disse...

Aparece em tudo mundo novos meios de comunicação assim feitos. Uns chamam-nos jornalismo cívico outros jornalismo aberto. O certo cada vez mais o leitores ou o cidadão quer participar na vida nos medias e tornar-se um potenciador de notícias...