terça-feira, dezembro 16, 2008
Jornais como Estradas de Ferro
"Os jornais hoje parecem ser o equivalente das estradas de ferro no inicio do século 20 - foram um grande negócio, mas foram eclipsadas por uma nova tecnologia", escreve James Surowiecki no artigo 'News you can lose' (Noticias que você pode perder) na ultima ediçao da New Yorker. E segue comentando ainda o que aconteceu com as estradas de ferro - "Se os empresarios tivessem entendido que eles estavam no negocio de transportes, e nao no negocio de estradas de ferro, eles poderiam ter migrado para os caminhoes ou para o transporte aereo, em vez de deixar outras empresas dominarem". E compara - "muitos argumentam que se os jornais tivessem entendido que estavam no negocio da informaçao, e nao no negocio do impresso, teriam se adaptado mais rapidamente e com mais sucesso à internet". O artigo analisa a situaçao dos jornais nos EUA, partindo do pedido de concordata do grupo Tribune, anterior aqui, e passa pela queda na receita publicitaria, a perda de leitores, a internet e o comportamento dos consumidores. Conclui - "O verdadeiro problema dos jornais, em outras palavras, nao é a internet; somos nós. Nós que queremos acesso a tudo, queremos agora, e queremos de graça".
A dica é do Blue Bus.
E o artigo completo no originalestá aqui!
Leia a integra, em inglês,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário